terça-feira, 17 de agosto de 2010

Itaú Cultural - Invisibilidades III: programação

E o projeto Invisibilidades chega à sua terceira edição, novamente com a curadoria do omniman Fábio Fernandes , apresentando um painel diversificado e multimidiático do que se faz em termos de narativa fantástica no Brasil. Todas as mesas são imperdíveis e eu mediarei o bate-bola entre as feras quadrinísticas que estouraram em terras gringas Rafael Grampá & Daniel Pelizzari, parceiros no vindouro Furry Water, que sairá pela Dark Horse Comics. Mas também será um prazer reencontrar velhos amigos como Alexandre Mandarino, Adriana Amaral, Jacques Barcia e Nelson de Oliveira, além, claro, do próprio Fábio.


Fiquem com a programação completa, aqui embaixo:


***


Sábado 21/08

15h30 mesa 1 Fora do Eixo – a Produção de Ficção e Crítica Literária no Brasil que Você não Conhece
com Alice Feldens, Arnaldo Mont’Alvão e Quelciane Mattos – mediação Edgar Nolasco
Os participantes irão discutir a produção de obras de ficção científica fora do eixo Rio-São Paulo, com ênfase para o projeto e-ficciones. Criado pelos professores Edgar Cézar Nolasco e Armando Montalvão, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, o e-ficciones visa fomentar a produção literária e crítica de ficção científica.

17h30 mesa 2 Quadrinhos Brasileiros: a Experiência no Exterior
com Daniel Pellizzari e Rafael Grampá - mediação Octavio Aragão
Dois jovens e respeitados artistas brasileiros compartilham suas experiências na área dos quadrinhos. O objetivo é debater as possibilidades de criação de HQs dentro do gênero da ficção científica, no Brasil e no exterior.
Encerramento do dia

19h30 palestra e apresentação com Walmor Corrêa

domingo 22/08


17h mesa 1 Ficção Científica e Estudos Culturais: Uma História Sem Fim
com Adriana Amaral e Chris Busato Smith
mediação Fábio Fernandes
Uma mesa para discutir Estudos Culturais no universo da ficção científica,lançando ao gênero um olhar mais acadêmico, convidando pesquisadores e jornalistas para um panorama abrangente dos desdobramentos dessa cultura, do fenômeno relativamente recente da subcultura steampunk até a obra do escritor britânico underground J.G.Ballard)

18h30 mesa 2 New Weird Fiction – Um Novo Estranhamento Literário
com Alexandre Mandarino, Nelson de Oliveira e Richard Diegues
mediação Jacques Barcia
Os componentes da mesa opinarão sobre o presente e o futuro deste subgênero da literatura fantástica. Surgido na década de 1990, somente nos últimos dois anos a New Weird Fiction começou a ganhar atenção no Brasil, através de ações táticas de jovens autores, pequenos editores e também escritores premiados, como Nelson de Oliveira.

Encerramento do dia:
20h performance com os VJs Wandeclayt e Lady A – exibição de remixes de clássicos da ficção científica ao som de música eletrônica.

***

Sobre os participantes

Adriana Amaral é professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da UNISINOS, Universidade do Vale do Rio dos Sinos e pesquisadora do CNPq. Doutora em comunicação social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), escreveu, entre outros, Visões Perigosas: Uma Arque-Genealogia do Cyberpunk.

Alexandre Mandarino é autor de contos de fantasia e fan fiction. Foi jornalista por 15 anos, nas áreas de cultura e tecnologia do Jornal do Brasil, dos sites Conecta e Hypervoid. Traduziu o livro The Invisibles, de Grant Morrison. Mantém, desde 1998, o projeto de música eletrônica Chip Totec.

Alice Feldens é jornalista. Mestre em estudos de linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – onde estudou a ficção científica na literatura brasileira –, participa do Núcleo de Estudos Culturais Comparados (NECC) da UFMS.

Arnaldo Mont’Alvão é mestre em estudos de linguagens pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). É membro do NECC-UFMS, onde coordena o e-ficciones. Publicou, em livros e revistas, artigos sobre a crítica brasileira de ficção científica.

Cristiane Busato Smith é professora de literaturas de língua inglesa na Universidade Tuiuti do Paraná e do mestrado em teoria literária da Uniandrade. Editora da Revista Scripta Alumni, atualmente pesquisa as representações da alteridade na literatura e na pintura.

Daniel Pellizzari é escritor e tradutor. Um dos criadores do selo Livros do Mal, publicou o romance Dedo Negro com Unha. Traduziu os autores David Foster Wallace, William Burroughs, David Mitchell e Hunter S. Thompson. É coautor, com Rafael Grampá, de Furry Water, série de HQs a ser publicada, ainda em 2010, pela Dark Horse Comics.

Edgar Cézar Nolasco é professor nos cursos de graduação e de mestrado da UFMS. Membro do Conselho Editorial da Editora da UFMS e editor-presidente dos Cadernos de Estudos Culturais, coordena o NECC-UFMS.

Fábio Fernandes é professor dos cursos Jogos Digitais e Mídias Digitais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Escreveu A Construção do Imaginário Cyber e Os Dias da Peste. Traduziu, entre outros, Laranja Mecânica e Neuromancer. É o responsável editorial, na América Latina, pela coletânea Best American Fantasy.

Jacques Barcia é jornalista e escritor. Edita a revista digital Kalíopes, voltada para a fantasia pós-moderna, e coedita a revista virtual Terra Incognita, com foco em ficção científica. É coautor do blog Post-Weird Thoughts.

Nelson de Oliveira é escritor. Doutor em letras pela Universidade de São Paulo (USP), coordena o curso de pós-graduação lato sensu Prática de Criação Literária do Espaço Cultural Terracota. É autor de, entre outros, A maldição do Macho, Ódio Sustenido e Naquela Época Tínhamos um Gato, pelo qual recebeu o Prêmio Casa de las Américas.

Octavio Aragão é professor, designer gráfico e ilustrador. Doutor em artes visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor adjunto da Escola de Comunicação da UFRJ (ECO/UFRJ), escreveu o livro A Mão que Cria. Também editou a antologia de contos Intempol e coescreveu Imaginário Brasileiro e Zonas Periféricas.

Quelciane Marucci é pesquisadora de ficção científica, estudos culturais e literatura digital. Mestranda em Teoria Literária e Estudos Comparados em Literatura e Memória Cultural na UFMS, graduou-se em letras pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal.

Rafael Grampá é quadrinista. Ganhador do Eisner Awards 2008 pela HQ 5, da qual é coautor, e de três prêmios HQ MIX, nas categorias Melhor Blog de Artista Gráfico, Melhor Desenhista Nacional e Melhor Edição Especial Nacional, as duas últimas pela graphic novel Mesmo Delivery.

Richard Diegues é escritor e editor. Autor de Magia – Tomo I, Sob a Luz do Abajur, Tempos de AlgóriA e Cyber Brasiliana, é integrante da Tarja Editorial, voltada à literatura fantástica e à ficção científica.

Walmor Corrêa é artista plástico. Possui trabalhos apresentados na XXVI Bienal de São Paulo, no Museu de Belas Artes na Cidade do Cabo (África do Sul) e no Instituto Goethe (Porto Alegre), entre outras exposições. Realiza trabalhos relacionados a arte e ciência, explorando o cruzamento entre texto e imagem, razão e fantasia.

Wandeclayt M. é técnico em aviônica e artista multimídia. Fundou em 1997, em parceria com membros em Nova York e em Madri, a banda eletrônica Aire’n Terre, pioneira no uso da internet como ambiente para composição. Desenvolve trabalhos de videoarte e fotografia, retratando temáticas fetichistas e o imaginário cyberpunk.

Invisibilidades III
Sala Itaú Cultural (247 lugares) • ingresso distribuído com meia hora de antecedência
Não recomendado a menores de 12 anos

Itaú Cultural | Avenida Paulista 149 - Paraíso - São Paulo - SP (próximo à estação Brigadeiro do metrô) • Informações 11 2168 1777 | atendimento@itaucultural.org.br

3 comentários:

Alexandre Mandarino disse...

A gente se vêlá, Octa!!

Alexandre Mandarino disse...

Quero dizer, se vê lá; faltou um espaço ali. :)

Leonardo Peixoto disse...

Não sei se você anda acompanhando a eleição presidencial americana , mas eu tenho encontrado muitas montagens inspiradas pela campanha de Donald Trump . Veja só essa baseada na abertura de Neon Genesis Evangelion , https://www.youtube.com/watch?v=K8ZDlDF2s_4 .