quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Badman, a HQ que nunca existiu. Até hoje.

Gilberto Zavarezzi, eu e Osmarco Valladão. No estúdio de Gilberto.
Em 1991, o ilustrador Gilberto Zavarezzi, o designer Osmarco Valladão e eu nos unimos por muitos fins de semana para desenvolver projetos de quadrinhos. A ideia era criar uma editora de HQs, como as diversas que existem hoje. Escrevemos plots, fizemos diversos brainstorms e desenhamos muito. Dali saíram experimentos técnicos, como desenhar sobre folhas de PVC (que geraram elogios de George Pratt) e reunir estilos diferentes, unificando-os sob a mão de apenas um de nós, às vezes Osmarco, quando era necessário um acabamento alto-contrastado, mas na maioria das vezes, do Gilberto, que coloria tudo com aerógrafo.

Computadores? Photoshop? Ainda um sonho de ficção científica. Tudo era rigorosamente feito à mão. Máscaras, guache, óleo, tira linhas, lápis de cor e até canetas hidrocor. Esse era o material com o qual trabalhávamos no apartamento do Gilberto, na Tijuca. Muitas vezes recebemos visitas e até alguns auxílios luxuosos de outros ilustradores e tudo acabava numa grande e divertida reunião de bate-papo regada a cerveja.

De todos os projetos bolados na época, o principal foi Badman, a versão que gosto de chamar de “horror chic” do Cruzado Embuçado de Gotham City. Foram meses de pesquisa, desenhos e rios de tinta até chegarmos a estudos de personagens que nos agradassem. John, nosso infeliz Coringa, Dana Dale, a jornalista curiosa e sexy, uma versão soft porn de Vicky Vale, o inspetor de polícia, um Gordon parecido com Stephen King e, claro, Payne, o gigantesco magnata que tem o mau hábito de sair à noite para fazer coisas inconfessáveis.


Agora, pela primeira vez, reuni as páginas produzidas nessa fase - algumas pela metade - e as exponho aqui. Enjoy!




Notem os desenhos de Tibúrcio, finalizados por Osmarco Valladão e Gilberto Zavarezzi



John, nosso Coringa deformado, décadas antes do filme de Cristopher Nolan

8 comentários:

Marcio Massula disse...

O Osmarco tinha a maior pinta de dandy, hahaha!!!

Octavio Aragão disse...

Ainda tem, Massula. Ainda tem.

Octavio Aragão disse...

Acaba de me ocorrer que esculhambei aquela suspeita que nego tinha de que eu e Osmarco seríamos a mesma pessoa. Ou não?

Cirilo S. Lemos disse...

Lindos os desenhos. E o Badman tinha algo do Demolidor também, eu acho.

Octavio Aragão disse...

É possível. O demolidor de Miller também estava em alta na época.

Sergio Confort disse...

União de 3 talentos geniais.É muita gente boa junto. Orgulho danado de tê-los entre meus maiores e melhores amigos. Um abração! Ah...quanto a Octavio e Osmarco serem a mesma pessoa, ainda não sei. Existem muitos mistérios não revelados...

Octavio Aragão disse...

Sérgio, essa é, talvez, a prova da existência de duplos num mesmo universo. William Wilson perde. Mas o fato curioso é que algumas vezes, na faculdade, cheguei a me enganar e assinar a ficha de presença no espaço dedicado ao Osmarco... vamos combinar que, sonado, às 7:30h da mtina, não é difícil confundir “OCTAVIO ARAGÃO Jr” com “OSMARCO VALLADÃO JR”.

Leonardo Peixoto disse...

Projeto incrível esse :)
Encontrei uma fanfic interessante que constitui-se de uma linha do tempo de um universo alternativo repleto de personagens fictícios das mais diversas origens , https://www.fanfiction.net/s/9778074/1/Neo-Fantasy-From-the-Beginning-and-Beyond .