sábado, 5 de dezembro de 2009

Afinal, é plágio ou não é?

O logotipo do jornal Vencer, Vencer, Vencer tem sido motivo de amplas discussões nas classes de Jornalismo Gráfico 1, na ECO - UFRJ. Seria ele uma cópia deslavada do logo do Visa? Ou apenas um efeito colateral de zeitgeist zarolho?



Comentários, claro, são bem-vindos.

4 comentários:

rogério camara disse...

Apenas excesso de lugar comum. Neste caso nem o Visa inventou a roda.

Octavio Aragão disse...

Mostra os (outros) exemplos, Rogério. Fiquei curioso.

walter stodieck disse...

Olha, este comentário de lugar comum é complicado, no meu blog (http://walterstodieck.blogspot.com) eu postei um exemplo parecido, com o da identidade visual do Floripa Shopping e duas outras identidades visuais criadas antes. Um leitor veio defender que a forma da Id. é tão comum que não é erro copiar ela ad infinitum...

Pois bem, não é nossa função como designer tentar inovar e ao menos tentar fugir destas fórmulas básicas e comuns?

Abraços

Octavio Aragão disse...

Concordo com o Waltão.