sexta-feira, 12 de março de 2010

Minha palestra sobre o filme Stalker no Ciência em Foco


Programe-se para o feriado! Como parte da exposição Energia Nuclear, o Ciência em Foco exibe no dia 3 de abril um dos mais famosos filmes de ficção científica de todos os tempos. Do diretor Andrei Tarkovsky: Stalker. Após a sessão, o professor de Comunicação da UFRJ, Octavio Aragão, apresenta a palestra Garimpando o imponderável: a energia limpa e a sociedade suja.

Em Stalker, um misterioso acidente origina um território proibido: a "Zona". Muitos tentam entrar no local para chegar ao “Quarto”, onde supostamente os desejos íntimos de cada um seriam realizados. O exército é acionado para garantir a segurança local, mas não é capaz de impedir que um “stalker” experiente, juntamente com um escritor e um físico, invadam a área.

A partir do cenário pós-apocalíptico do filme, repleto de usinas elétricas, fábricas desativadas, cemitérios de tanques e ruínas de construções, Octavio Aragão discute as possíveis consequências de se criarem equipamentos capazes de livrar o mundo da poluição. Octavio faz um paralelo com o romance que deu origem ao filme: Roadside Picnic, dos irmãos Strugatsky. A partir desta fábula sobre o desejo de transcendência do homem e suas amarras à materialidade, a questão que se coloca é: será que estaríamos preparados para um mundo limpo?

3 comentários:

drica72 disse...

Ahhhháááá!!! Te achei.
Vou ver se falo com o "ostra" do meu irmão pra ele escrever procê.
Vi o detalhe do twiter "radio star"... kkkkk eu não tô no twiter.
E uso Adriana Souza na rádio. Adriana Pinto ia ficar meio estranho, não? hahahahahahahaha!!!!!!
Bjks e sucesso!! (mais sucesso, né?)

Octavio Aragão disse...

Oi, Adriana!

É sempre bom revê-la. Pô, tu és uma “radio star”, guria.

Beijocas e espero volte sempre por estas bandas. Fala para o Marcus que, apesar de sumido, ele tb é bem vindo por cá.

Leonardo Peixoto disse...

No texto Promethea no reino de Thot-Hermes : o poder da palavra , mencionei sobre uma brincadeira com a Liga Extraordinária reunindo uma equipe de ícones da cultura pop dos anos 80 da qual você pode ter mais detalhes aqui , http://comicsalliance.com/top-shelf-announces-league-of-extraordinary-gentlemen-1988/ .
Outra brincadeira com a obra de Alan Moore e que pode servir de tema para um artigo em seu blog é esse com personagens famosos da década de 1990 , http://comicsalliance.com/the-league-of-extraordinary-gentlepersons-1996-art-parody/ .