terça-feira, 13 de agosto de 2013

Acertando os ponteiros: livro novo na praça

Meu novo romance, Reis de Todos os Mundos Possíveis, lançado hoje pela Editora Draco, nasceu como um desafio auto-imposto: criar uma novela OnLine dentro do cenário Intempol, criado por mim em 2000 e compartilhado desde então com mais de uma dezena de autores de estilos diferenciados. Achei que era a hora de dar uma forma definitiva ao que eu achava que era o Universo Intempol, já que havia tantas versões quanto cérebros envolvidos nos processos criativos. Como sempre, deu mais trabalho que imaginava e o formato de “novelinha” acabou virando algo bem mais complexo, com um elenco de personagens que chegava às raias do absurdo e subtramas rocambolescas.

Finalmente, reuni o material, revisei e reescrevi muita coisa, conversei com o pesquisador francês (e fã da Intempol) Eric Henriet, autor do compêndio sobre Uchronia L’Histoire Revisitée, para ver se ele topava escrever uma introdução, e perguntei se o Erick, editor da Draco, estaria interessado em publicar o material em formato livro. Cá estamos, então, com um pequeno volume de 112 páginas de percalços paratemporais e paradoxos peripatéticos, já em pré-venda aqui. É sempre bom recordar que, apesar de poder ser lida de maneira independente, essa história tem diversos pontos de contato com a HQ Para Tudo Se Acabar na Quarta-Feira, minha parceria com o ilustrador Manoel Ricardo, publicada pela Draco em 2011.

Finalizando, pelo que soube, esse não será o último romance da série a ser publicado pela Draco, mas as próximas aventuras serão contadas por gente mais talentosa que eu, como Carlos Orsi, Lúcio Manfredi e Fábio Fernandes. Assim, numa quebra radical de cronodigmas, os leitores poderão escolher qual versão do Intemverso é mais de seu agrado. 





“A pior coisa que pode acontecer a alguém é se apaixonar enquanto a História entra em colapso. 

Carlo Costa ainda não sabe, mas em seu futuro residem uma moça capaz de botar o planeta de cabeça para baixo e um poder que pode virar um homem pelo avesso. Ou vice-versa. 

Inimigos inusitados — nazistas, neandertais e até uma ex-futura-namorada — surgem com objetivos, armas e agentes capazes de tudo e muito mais para eliminar um homem, uma garota, a Intempol ou tudo ao mesmo tempo. Enquanto foge da entropia, Carlo encontra, conhece ou combate Houdini, Lampião, Lamarca, Le Courbusier, Evita e um desfile de personagens, descobre que mundos podem nascer dos sonhos e que nada poderá impedir o fim, seja lá o que isso signifique.

São planos dentro de planos dentro de alguma coisa vagamente parecida com uma história de amor, balas, unhas e dentes enquanto o espaço-tempo está prestes a sucumbir. Ou seja, apenas mais um dia nos corredores brancos da Intempol.”

6 comentários:

Marcelo Soares disse...

Lembro dessa novela e que curti bastante dela. Bom saber que está saindo em livro, já tá na minha lista de compras.

Octavio Aragão disse...

Oi, Marcelo! Que bom que curtiu. Tem algumas novidades nessa edição que podem agradar.

Manel disse...

eu quero! o/

Octavio Aragão disse...

O seu está reservado, parceiro.

Leonardo Peixoto disse...

Quais são seus projetos para 2016 2017 ?

Octavio Aragão disse...

Os projetos são muitos, Leonardo, da HQ Psicopompo, com Carlos Hollanda e Osmarco Valladão, à nova edição da Semana Internacional de Quadrinhos da UFRJ, passando pela eventual publicação de A Mão Que Pune – 1890.