terça-feira, 22 de junho de 2010

O primeiro artigo acadêmico sobre ficção científica a gente nunca esquece

Uma bela surpresa me aguardava hoje na Escola de Comunicação: um exemplar de Interações nas Artes Visuais, compilação com mais de 500 páginas dos artigos e comunicações apresentadas durante o 16º Encontro dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes, UFRJ, minha “casa”. Na página 31, bem no começo, meu artigo Visões do Futuro do Pretérito: A ficção científica nos quadrinhos brasileiros do início ao fim do séc. 20, sobre o qual escreveu a professora Maria Cristina Volpi, organizadora da publicação lançada recentemente pela Editora UFRJ:

Octavio Aragão aborda a história da ilustração em revistas no Rio de Janeiro, tendo como tema a ficção científica. A partir de estudo de imagens de importantes ilustradores, o autor pretende apontar questões como a identidade nacional e a disseminação do que seria tecnológico em cem anos.

Além do meu texto, outras incursões semelhantes desenvolvidas por mais de 40 autores valem o livro. Destaco Imaginação, escrita e arte: O simbolismo de Mercúrio na série de quadrinhos “Promethea”, da autoria de Carlos Manoel de Hollanda Cavalcanti,  e O expressionismo do cinema alemão na produção gráfica de Suehiro Maruo, de Marcia Casturino.

Agradeço à professora e à equipe do PPGAV pelo convite e a oportunidade de apresentar esse trabalho. Em breve uma versão atualizada estará disponível em algum lugar da rede, aguardem e verão.

3 comentários:

Fabio Fernandes disse...

Parabéns, Octavio! Que venham mais! A academia precisa!

Octavio Aragão disse...

Oi, Fábio.
Espero que esse artigo se amplie em uma série. Vamos ver se há espaço, mas este ano ainda guarda outras novidades, em outras plagas acadêmicas (leia-se “além da UFRJ” :-D).

Octavio Aragão disse...

E outro artigo foi encomendado pela professora Heloísa Buarque de Hollanda. Estou trabalhando nele neste momento.