Uma bela surpresa me aguardava hoje na Escola de Comunicação: um exemplar de Interações nas Artes Visuais, compilação com mais de 500 páginas dos artigos e comunicações apresentadas durante o 16º Encontro dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes, UFRJ, minha “casa”. Na página 31, bem no começo, meu artigo Visões do Futuro do Pretérito: A ficção científica nos quadrinhos brasileiros do início ao fim do séc. 20, sobre o qual escreveu a professora Maria Cristina Volpi, organizadora da publicação lançada recentemente pela Editora UFRJ:
Octavio Aragão aborda a história da ilustração em revistas no Rio de Janeiro, tendo como tema a ficção científica. A partir de estudo de imagens de importantes ilustradores, o autor pretende apontar questões como a identidade nacional e a disseminação do que seria tecnológico em cem anos.
Além do meu texto, outras incursões semelhantes desenvolvidas por mais de 40 autores valem o livro. Destaco Imaginação, escrita e arte: O simbolismo de Mercúrio na série de quadrinhos “Promethea”, da autoria de Carlos Manoel de Hollanda Cavalcanti, e O expressionismo do cinema alemão na produção gráfica de Suehiro Maruo, de Marcia Casturino.
Agradeço à professora e à equipe do PPGAV pelo convite e a oportunidade de apresentar esse trabalho. Em breve uma versão atualizada estará disponível em algum lugar da rede, aguardem e verão.
3 comentários:
Parabéns, Octavio! Que venham mais! A academia precisa!
Oi, Fábio.
Espero que esse artigo se amplie em uma série. Vamos ver se há espaço, mas este ano ainda guarda outras novidades, em outras plagas acadêmicas (leia-se “além da UFRJ” :-D).
E outro artigo foi encomendado pela professora Heloísa Buarque de Hollanda. Estou trabalhando nele neste momento.
Postar um comentário